Ship Planner – O que faz?
A mercadoria é destinada para o Porto do Rio de Janeiro mas está no fundo do porão do navio, impondo ao armador duas decisões: pagar por todas as movimentações de contêiner até retirar aquele contêiner ou seguir viagem até a Argentina, por exemplo, para ir movimentando o contêiner para, quando retornar ao Rio de Janeiro, descarregar a mercadoria.
Esta é a função do planner. Reduzir custos e melhorar a logística.
Todos os navios full contêiner possuem um plano de carga que através de sistemas, permitem organizar a distribuição de mercadorias dentro do navio para reduzir o tempo de operação, os custos de movimentação e a estadia do navio atracado no porto.
O contêiner é organizado através de três coordenadas. A primeira é a baia (Bay); a segunda indica a fileira (Row) e a terceira são as camadas ou fiadas (Tier ou Stack).
Há o planner que organiza a distribuição da carga dentro do navio, inclusive cuidando das cargas IMO´s, bem como o planner do porto que organizar a atividade no “pier” para facilitar a operação de carga e descarga. Neste caso, o planner do porto recebe as coordenadas no planner do navio, executando um trabalho em sincronia.
Conheça #papodecomex no telegram: https://lnkd.in/d4BA9K3