Plano de Carga no Navio
“Tempo é dinheiro” é o lema da atividade portuária! Isso porque ela é extremamente complexa. E se houver atraso na liberação do navio, pode ocorrer a “demurrage do navio”, com a responsabilidade do operador portuário.
⠀
Por outro lado, se houver muita movimentação da mercadoria, haverá aumento dos custos portuários pagos pelo armador.
⠀
Cabe ao “planner” (profissional que trabalha com o plano de carga) programar e planejar o layout do carregamento e descarregamento de navios.
⠀
Além disso, ele também é responsável por otimizar a relação custo-eficácia da produção; planejar e coordenar o trabalho da mão de obra e das máquinas para cada navio, assegurando a segurança e a máxima produtividade para que a operação de carga e descarga seja um sucesso. Ou seja: mais eficiente e mais econômica possível!
⠀
Para organizar todas as movimentações, o plano de carga precisa ser recebido com antecedência para reduzir erros. Por isso que existe o “dead line”.
⠀
E como ser um “planner” para realizar o plano de carga e a gestão das mercadorias de carga e descarga do navio? Há duas formas: (1) Trabalhar diretamente no agente marítimo e (2) Estudar na Marinha Mercante
Você já conhecia como funciona o plano de carga?