Origem do contêiner
Contêiner (com ê no Brasil) foi criado em 1937 por Malcolm McLean. Inicialmente eram caixas de aço destinadas à melhoria do sistema de transporte dos fardos de algodão no porto de Nova York e, em seguida, aprimorados para atender o transporte ferroviária e fluvial.
Nos anos 60 a patente foi disponibilizada para a ISO que estabeleceu padrões universais com dimensões, resistência, certificados, terminilogia, marcação e identificação para garantir a movimentação em todos os modais de transporte.
Em 1969 o engenheiro Richard Gibney cunhou a frase Twenty Foot Equivalent Unit (TEU), unidade de capacidade de carga equivalente a vinte pés usada para descrever a capacidade dos contêiners, definindo-se internacionalmente as dimensões básicas de 2,44m (8’) de largura, 2,59m (8,5”) de altura e dois comprimentos mais conhecidos, 6,06m (20’ = 1 TEU) e 12,19m (40’ = 2 TEUs).
Além de facilitar a logística, o contêiner virou uma imensa fonte de remuneração dos 6 (seis) armadores internacionais no Brasil que recebem a “demurrage de contêiner” a título de indenização, sem pagar impostos, e com valores que superam em dezenas de vezes o valor do frete.
👉 CURSO: Intensivo Canal Vermelho
Segunda – 10.08. Saiba Mais: https://lnkd.in/eVJr86G