Atracação do Navio

Atracação do Navio

 

 

Um dos bordões mais famosos na internet foi cunhado pela @comexdadepre: acelerar o navio. Aliás, é uma das excelentes páginas para acompanhar no instagram.

Mas por que não é possível acelerar o navio? porque há uma série de regras legais que devem ser observadas.

O navio aguarda a autorização para atracar em área de fundeadouro (fica parado com a âncora). Em seguida será realizada a fiscalização da ANVISA para verificar as condições sanitárias e dos tripulante e, caso ocorra alguma irregularidade o navio será encaminhado para a área de quarentena.

Estando tudo em ordem a ANVISA defere a Livre Prática para o prático e rebocadores iniciarem suas atividades e conduzir o navio até o porto de atracação.

Em seguida haverá a fiscalização da Autoridade Aduaneira que autorizará a carga e descarga e, caso suspeite de alguma divergência, entrará a bordo do navio. Finalmente, a Policia Federal autorizará o desembarque dos tripulantes.

Ai sim, o operado portuário realizará o desembarque das mercadorias a bordo e de acordo com um planejamento de descarga que será monitorada pela Receita Federal que poderá suspender a entrega da mercadoria.

Portanto, não adianta reclamar ou pedir para acelerar o navio.

Clique e saiba mais: https://lnkd.in/d4BA9K3

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor