Afretamento Navio de Linha

Afretamento Navio de Linha

 

 

Fretamento é   o contrato segundo o qual o fretador cede a embarcação a um terceiro (afretador), o que é concretizado através de um contrato denominado carta-partida ou carta de fretamento.

Em outras palavras, afretar um navio (chater-in) significa tomá-lo em “aluguel”. O Afretador (Charterer) é o tomador do navio, segundo as regras estabelecidas no C/P (charterparty)

Tanto empresas que possuem carga, como outros transportadores marítimos podem realizar contrato de afretamento.

No caso em destaque vale a teoria levada à prática com um caso de um contrato de afretamento realizado pelo transportador MSC para utilizar o navio de um outro armador para transportar mercadorias contratadas por sua equipe comercial.

E qual o motivo de uma empresa gigante como a MSC realizar um contrato de afretamento? Estratégia empresarial por conveniência e oportunidade de um bom negócio.

 

LEMBRE-SE: Hoje temos um “bate papo” sobre demurrage de contêiner pelos Tribunais. Não perca!

Local: @papodecomex (instagram)

Horário: 17:00h

Agende ou acione o alarme no story. 😊

 

#papodecomex

#lostadocalominoadvogados

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor