Stop Billing Demurrage

Stop Billing Demurrage

 

 

Importador, trading e agente de carga devem tomar as medidas legais para devolver o contêiner vazio ao armador. Trata-se do “Stop Billing”.

Vamos ilustrar com um caso concreto de um cliente.

No momento da verificação física da mercadoria a fiscalização constatou divergência entre o conteúdo declarado na DI e o conteúdo importado, suspendendo o despacho aduaneiro.

O importador solicitou a liberação do contêiner vazio. A Receita Federal autorizou a liberação do contêiner, porém a Portonave condicionou a entrega do contêiner vazio mediante transbordo para unidade locada, pois não tinha espaço em seu terminal.

Defendemos a tese de que terminal alfandegado é fiel depositário da mercadoria e executam ordens da Receita Federal e, desta forma, o terminal não pode impedir a liberação dos contêineres vazios.

No mais, conforme a lei, o contêiner não é considerado embalagem, caracterizando a ilegalidade em reter o contêiner até a conclusão da investigação fiscal.

Diante destes argumentos, o Juiz concedeu a liminar para determinar a desova e remoção das mercadorias ao armazém da Receita Federal em Itajaí.

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor