Retenção de Mercadoria: Dúvida do Ex-tarifário

Retenção de Mercadoria: Dúvida do Ex-tarifário

 

 

O importador realiza importação mensal de mercadorias com benefício fiscal do ex-tarifário, reduzindo o imposto de importação de 12% para 2%.

Mas a autoridade fiscal ficou com dúvida do registro da última D.I. e determinou perícia. Como sabemos, tudo é muito demorado quando a fiscalização exige perícia… Além disso, há custos de demurrage, armazenagem e produção parada.

Como resolver esta questão?

Nossa estratégia jurídica foi a seguinte: ingressamos com uma liminar para depositar judicialmente o valor dos impostos, ou seja, como se não houvesse o benefício do ex-tarifário.

O Juiz concedeu a liminar e a mercadoria foi liberada.

Somente depois de 2 meses que o laudo pericial foi concluído, mas a mercadoria já havia sido liberada e estava na produção.

O fiscal concluiu que a mercadoria tinha o benefício do ex-tarifário, encerrando a investigação e o valor depositado foi devolvido ao importador.

Note que a fiscalização tem o direito e dever de fiscalizar a mercadoria. Não é porque se importa sempre que há garantia de não ser fiscalizado.

ATENÇÃO:
Mudou a lei de combate à fraude na importação com ampliação do canal cinza.
Faça sua atualização. Clique:
https://lnkd.in/ec9kQxA

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor