Reclassificação Tarifária (NCM)

Reclassificação Tarifária (NCM)

 

 

A reclassificação tarifária ocorre quando a Autoridade Fiscal interrompe o despacho aduaneiro por entender que o NCM está errado.

Hoje é um dia de alegria. O Juiz deferiu liminar para a liberação da mercadoria independentemente da diferença apontada ou da reclassificação tarifária.

Entenda o caso:

O cliente realizou a importação e o despacho aduaneiro foi inicialmente parametrizado no canal verde, mas logo em seguida para o canal vermelho interrompendo o despacho aduaneiro com a exigência de reclassificação das mercadorias , além do recolhimento de eventuais diferenças tributárias e da multa.

Argumentamos que o excesso no agir da autoridade aduaneira ao condicionar a liberação das mercadorias somente após o cumprimento das exigências fiscais e que, por óbvio, estavam impedindo o direito de defesa para comprovar que a classificação adotada pelo importador estava correta.

O Juiz concedeu a liminar para a entrega da mercadoria, reconhecendo que a fiscalização não pode impedir o contraditório e ampla defesa.

Quer saber mais? Clique: https://lnkd.in/d4BA9K3

#papodecomex

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor