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O Nascimento do Bill Of Lading (B/L)

 

 

O B/L nasceu no “cartolário” que era um caderno que se se descrevia a carga e que era anotado por um notário e, portanto, havia fé pública. Em nosso sistema legal encontramos algo semelhante com o “Livro de Carga” (art. 502 do Código Comercial), hoje não mais usado.

Como o livro ficava com o capitão, o negociante (embarcador) exigia um documento que provassem que suas mercadorias tinham sido embarcadas e, então, o notário entregava uma “Nota de Embarque”, que era um extrato do “caderno de bordo”. Esta prática foi introduzida nos negócios marítimos a partir do século XIV, revelando que o B/L é muito antigo.

Após o embarque de todas as mercadorias no navio, o notário reunia os negociantes em uma praça, exibia escrituração no livro com a quantidade, peso e descrição da mercadoria  e estando tudo em ordem conformidade, era entregue a “nota de embarque” e, ao final, concluía com o manifesto registrado em ata para certificar que o que estava a bordo correspondia as mercadorias entregues.

É importante observar que naqueles tempos o Capitão do Navio, além de conhecer de navegação, tinha que ser um ótimo comerciante, pois tinha a missão de transportar e vender a mercadoria em outros portos.

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