Na França, Senado aprova imposto sobre gigantes da internet como Google e Facebook

Na França, Senado aprova imposto sobre gigantes da internet como Google e Facebook

 

Notícias

Na terça-feira, (21/05), o Senado francês aprovou, em primeira votação, a criação de um imposto de 3% sobre o volume de negócios realizado na França por empresas digitais com publicidade online dirigida e venda de dados para ações publicitários.

O governo do presidente Emmanuel Macron sugeriu uma tributação que tem por objetivo central cobrar das grandes companhias, como Google, Amazon, Facebook e Apple (conhecidas como GAFA), o que hoje elas não recolhem em impostos por suas receitas no país.

Na ocasião, a Câmara Alta do Parlamento aprovou o mesmo texto do projeto de lei apresentado pelo ministro da Economia francesa, Bruno Le Maire. O imposto – apelidado como “taxa GAFA” por causa das iniciais das quatro maiores empresas digitais – será aplicado a empresas com um volume de negócios digitais superior a 750 milhões de euros no mundo ou 25 milhões na França.

Além das gigantes com sede nos Estados Unidos, a tributação deverá atingir cerca de 30 empresas. O governo francês espera arrecadar com a taxa algo como 400 milhões de euros em 2019 e 650 milhões em 2020.

No mês passado, o GAFA já havia sido aprovado pela Assembleia Nacional. O imposto é inspirado em um projeto europeu que não prosperou devido a objeções de Irlanda, Suécia, Dinamarca e Finlândia. Segundo Le Maire, a solução deve servir de base nas negociações internacionais enquanto se aguarda a conclusão de uma série de trabalhos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE). O ministro se comprometeu a “retirar (a lei francesa) imediatamente após um consenso a nível da OCDE”. (Com informações do ANJ)

FonteTributário

Siga nossa página com dicas legais em comércio exterior e logística internacional.

Caso tenha dúvida, entre em contato por nosso WhatsApp ou agende uma reunião (clique aqui).

Sidnei Lostado, advogado
relacionamento@lostadocalomino.com.br

Escrito por: Sidnei Lostado

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor