Julho registra a melhor movimentação mensal de cargas da história do Porto de Santos

Julho registra a melhor movimentação mensal de cargas da história do Porto de Santos

 

    O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou a melhor movimentação mensal de cargas da história do cais santista no mês de julho. Ao todo, foram 12,74 milhões de toneladas de cargas movimentadas, cerca de 2,1% acima do recorde anterior (12,48 milhões), registrado em agosto de 2018. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) divulgou novos dados nesta semana.

    De acordo com o levantamento da Codesp, a quantidade de cargas movimentadas em julho foi 7,3% maior do que em julho de 2018. No acumulado do ano, o Porto de Santos ficou estável, registrando 76,33 milhões de toneladas, cerca de 0,01% inferior ao observado no mesmo período do ano passado.

    A movimentação de contêineres foi a 2ª melhor mensal do Porto, totalizando 370.407 TEUs, um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2018. O recorde histórico é do mês de agosto de 2018 (387.791 TEUs).

    Os embarques atingiram também seu segundo melhor resultado mensal histórico de 9,09 milhões. O crescimento em relação a julho de 2018 foi de 6,1%. Nos desembarques, julho de 2019 registrou 3,66 milhões de toneladas, recorde para o mês e o segundo melhor movimento mensal da história. O crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado foi de 10,6%.

    A carga com a maior movimentação neste mês foi o milho, também com recorde de volume de 3,03 milhões de toneladas. Além do milho, as cargas com maior movimento no mês foram as do complexo soja (1,73 milhão de t); açúcar (1,31 milhão de t) e adubo (623,34 mil t).


Fonte: G1 Santos

Siga nossa página com dicas legais em comércio exterior e logística internacional. Caso tenha dúvida, entre em contato por nosso WhatsApp ou agende uma reunião (clique aqui).

Sidnei Lostado, advogado
relacionamento@lostadocalomino.com.br

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor