Fraude Cambial

Fraude Cambial

 

 

A prática de crime de fraude cambial é extremamente severa. Mas nesta semana recebemos com alegria a absolvição do cliente que respondia crime por fraude cambial no comércio exterior.

Entenda o caso.

O Cliente – uma Trading – realizava a importação por conta e ordem para o adquirente da mercadoria (comprador).

A fraude consistia no seguinte: o comprador importava as mercadorias através de documentos comerciais duplicados, mediante acordo com o exportador para que a “Commercial Invoice” – com preços subfaturados – acompanhasse a mercadoria embarcada para instruir a D.I. e pagar menos impostos.

Em um outro documento era pago a diferença entre o preço real e aquele subfaturado e o comprador remetia – por vias clandestinas – o pagamento total ao exportador.

Ao fazer a denúncia criminal o Ministério Público incluiu no crime de evasão de divisas e fraude na importação a Trading afirmando que era responsável pelas importações e, portanto, participava da fraude.

A nossa estratégia de defesa foi com base na lei, demonstrando que a Trading prestava um serviço de importação e não realizava a compra ou fechava o câmbio.

A tese de defesa foi plenamente acolhida no Tribunal e os clientes (Sócios da Trading) foram absolvidos no processo penal.

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor