Droga na Exportação

Droga na Exportação

 

 

CUIDADO.

Atendemos um exportador para impetrar um “Habeas Corpus” com o objetivo de revogar uma prisão temporária em uma situação muito delicada e que pode acontecer com qualquer pessoa que trabalha com comércio exterior. Assim, compartilho o caso legal.

O Ministério Público afirmou que a empresa dele estava envolvido com exportação de droga, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, inclusive trazendo como prova uma planilha eletrônica obtida de um dos traficantes internacionais mais procurados do Brasil.

Por conta disto, foi decretada a prisão temporária do cliente que é investigado por prática de tráfico internacional de drogas nas exportações realizadas entre os anos de 2017 e 2018.

Ao analisar os documentos e realizar entrevista com as testemunhas, notamos que não existe indicio de que o cliente se dedicava a uma atividade criminosa, posto que sua exportação era lícita e nunca fora fiscalizado pela Receita Federal os despachos aduaneiros de exportação.

Relatou o cliente que não tinha conhecimento do crime, pois a droga era escondida dentro dos “pallets” quando era realizada a unitização da carga e ele nem imaginava o problema.

Conclusão: gerencie muito de perto as operações de comércio exterior na sua empresa.

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor