Descrição da Mercadoria na Declaração de Importação

Descrição da Mercadoria na Declaração de Importação

 

 

Assunto pouco observado na invoice e no momento de elaborar a declaração de importação e que de grande importância para evitar problemas de revisão aduaneira.

Como advogado especializado em comércio exterior, deparo-me com desatenção, para não dizer omissão, na descrição da mercadoria.

A questão é tão critica que criamos o programa “CONFORMIDADE” que é uma consultoria jurídica dedicada ao exportador e importador.

A detalhada descrição da mercadoria auxilia no tratamento tributário e administrativo, evitando confusão ou dúvida no momento da fiscalização aduaneira, reduzindo o canal vermelho ou cinza.

Note que a classificação tarifária é realizado com a perfeita sintonia da descrição da mercadoria com as regras do Sistema Harmonizado (SH), reduzindo a margem de erro ou a dúvida da fiscalização para nomear um perito, havendo maior agilidade no despacho aduaneiro no canal vermelho.

Conclusão: não utilize descrições genéricas. Não economize palavras ao descrever uma mercadoria e, caso tenha dúvida, converse com o exportador ou contrate um engenheiro para analisar a mercadoria, a fim de descreve tecnicamente o produto importado.

Saiba mais: https://lnkd.in/d4BA9K3

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor