Controle de Preços pelo SUEXT

Controle de Preços pelo SUEXT

 

 

Algumas mercadorias importadas estão com controle de preços pelo SUEXT exigindo a obtenção de Licença de Importação em que o deferimento somente ocorre quando se alcance o “preço mínimo” da tabela ultra secreta utilizado por este órgão.

Há total falta de transparência nas informações, afastando-se das bases de um país democrático que sempre exige transparência de seus atos, até para controle pela sociedade.

Ademais, este “preço mínimo” impõem dois problemas sérios. O primeiro porque o valor negociado é diferente do valor da invoice, o que gera problema no fechamento de câmbio e o segundo, mais dramático, é quando ocorre uma “reclassificação do NCM” no decorrer do despacho aduaneiro e a “nova NCM” exige L.I. deferida pelo SUEXT, mas o preço declarado e negociado não é o valor mínimo da tabela secreta.

Por conta destes dois problemas – criado de forma artificial como controle de preços – cresce o número de ações contra o SUEXT, a fim de se obter a Licença de Importação pelo valor negociado.

Compartilhe sua experiência:
Você já teve a Licença de Importação Indeferida sem saber o motivo, mesmo apresentando todos os documentos exigidos para justificar o preço negociado ?

Sabia mais: https://lnkd.in/d4BA9K3

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor