Skip to main content

Canal Vermelho na Importação

 

 

A seleção ao canal vermelho de importação pode ocorrer de duas formas: erro humano ou cruzamento de dados realizado pela Receita Federal.

O erro humano ocorre no caso de erros de cálculo de tributação (informar por engano a existência de um ex-tarifário), erro de digitação da NCM em que a descrição de um produto não tem relação com a classificação tarifária, esquecer de declarar o vínculo entre importador e exportador (no caso de empresas do mesmo grupo econômico) ou erro nas adições.

O problema ocorre quando a seleção ao canal vermelho é realizada pelo Área de Risco Aduaneiro com o cruzamento de informações e que ninguém controla. Estes são os casos de suspeita de fraude na importação como preço, classificação, benefício fiscal ou para examinar determinado produto que se averiguou muita fraude, como ocorre com o alho, autopeças, tecidos e outros produtos sensíveis à fraude aduaneira.

Quando o erro é humano… fica fácil resolver, pois basta ajustar, pagar a multa e liberar. Mas quando a seleção ocorre por cruzamento de dados…. ai a solução é mais complexa.

👉 CURSO: Intensivo Canal Vermelho
Última semana. Saiba Mais: https://lnkd.in/eVJr86G

Leave a Reply