Acordo de investimentos e comércio na pauta da visita de delegação de Tocantins aos Emirados
São Paulo – Uma delegação do estado do Tocantins está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para tratar de investimentos e novos negócios. O governador Mauro Carlesse (dir., na foto acima) assinou um memorando de entendimento com os Emirados. O acordo prevê condições especiais para a realização de investimentos.
O documento foi assinado nesta segunda-feira (30) por Carlesse, o subsecretário de Comércio Exterior e Indústria do Ministério da Economia dos Emirados, Abdulla Al Saleh, e o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento de Investimentos de Dubai (Dubai FDI), Fahad Al Gergawi (esq., na foto acima).
O estado tem potencial para produção agropecuária, mas carece de investimento na área, que está buscando agora nos Emirados. “O Tocantins está pronto para receber investimento em todas as áreas e vamos trabalhar para que isso ocorra e fortaleça ainda mais a nossa economia. Inicialmente abrimos as portas para a agricultura, que é um mercado de interesse para os Emirados Árabes”, destacou o governador em nota.
Os brasileiros estão participando da Dubai Investment Week, evento que ocorre até 03 de outubro e é organizado pela Dubai FDI, órgão do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Governo de Dubai. A comitiva do Tocantins inclui, ainda, empresários do estado.
Reuniões de negócios
Nesta terça-feira (01), a delegação visitou o escritório internacional da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no emirado. Na ocasião, o secretário da Fazenda e do Planejamento do estado de Tocantins, Sandro Henrique Armando acompanhou a apresentação do chefe do escritório, Rafael Solimeo, sobre oportunidades de negócios. “Com os dados da balança comercial entre o Tocantins e os Emirados, apontei o potencial em setores como o turismo halal e da segurança alimentar, por exemplo. Além disso, é possível utilizar o país como plataforma para entrada de produtos em outros países da região”, pontuou Solimeo.
Os brasileiros foram apresentados a empresários árabes associados à Câmara Árabe. Do encontro devem surgir reuniões de negócios ainda nesta semana. É o caso da Panidor, que produz artigos de padaria e confeitaria congelados e tem uma fábrica no Brasil, além de outras três em Portugal. “As expectativas são muito promissoras. É um órgão (a Câmara Árabe) privilegiado para fazer a ponte entre as partes”, afirmou Sérgio Fonseca, assessor da administração da Panidor e da Angus Heritage, outra empresa do mesmo grupo que se dedica à criação de bovinos e à produção de carne premium.
O objetivo da empresa é justamente abrir mercado em Dubai, não apenas para fornecer diretamente ao emirado, mas para tê-lo como porta de entrada a outros mercados. “Temos nos reunido com diversos potenciais parceiros. Quer potenciais clientes, quer empresas de logística e de zonas francas para a instalação da nossa empresa em Dubai”, explica Fonseca, pontuando que o grupo está planejando três modelos de franquias para apresentar em Dubai. Um conceito de padaria Panidor, outro de loja de pastel de nata (pastel de Belém) Panidor, e um último de hamburguerias Angus Heritage.
Também visitaram o escritório da Câmara Árabe o secretário extraordinário de Parcerias Público-Privadas do estado, Claudinei Quaresmin, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, Hermano Gouveia, CEO da AmeroAfrica Financial, e o empresário Volney Aquino Santos.
(*) Com informações da ANBA
Fonte: Comex do Brasil
Siga nossa página com dicas legais em comércio exterior e logística internacional. Caso tenha dúvida, entre em contato por nosso WhatsApp ou agende uma reunião (clique aqui).
Sidnei Lostado, advogado
relacionamento@lostadocalomino.com.br