LIMINAR: Descaracterização do Ex-Tarifário

Já imaginou ter sua mercadoria retida após o fiscal rejeitar o benefício fiscal de um ex-tarifário?

 

 

Isto aconteceu com um cliente que importou ferramentas de estampagem com velocidade de 350 cursos/minuto e a fiscalização descaracterizou porque a velocidade deveria ser de ATÉ 400 cursos/minuto e, por conta disto, a mercadoria foi retida com a exigência fiscal de liberar somente após pagar os impostos e multa.

Nós ingressamos com ação judicial com pedido de liminar para o imediato desembaraço aduaneiro da ferramenta, aduzindo que o fiscal estava com excesso de zelo na proteção dos interesses da Receita Federal.

No pedido de liminar alegamos que a ferramenta estava perfeitamente enquadrada na descrição do ex-tarifário, pois 350 ciclos estava inserido no ATÉ 400 ciclos.

Além disso, não havia lógica punir o importador que descreveu corretamente a mercadoria e tinha o benefício fiscal concedido, não podendo ser revogado por erro na interpretação fiscal.

Com essas considerações, em recurso de agravo de instrumento (Juiz de Santos tem medo de conceder liminar contra a Receita Federal), o Desembargador determinou a liberação dos equipamentos.

Você acha que houve justiça ?

Clique: https://lnkd.in/d4BA9K3

Escrito por: Deborah Calomino

Artigos em destaque

Demurrage

Demurrage de contêiner no comércio exterior

No comércio exterior, a demurrage de contêiner tem se mostrado uma questão crucial para importadores e exportadores. Trata-se de uma taxa aplicada quando há atrasos na devolução de contêineres vazios

Artigos

As novidades no Direito Aduaneiro

As novidades no Direito Aduaneiro     Havia um tempo em que as fronteiras pareciam ser barreiras intransponíveis para o comércio internacional. Os processos aduaneiros eram burocráticos, lentos e suscetíveis

Redes sociais

© 2025 Lostado & Calomino. - LOSTADO E CALOMINO SOCIEDADE DE ADVOGADOS. - CNPJ: 10.655.333/0001-02 . Todos os direitos reservados. . Desenvolvido por Criando Valor